Tudo sobre a tradicional bebida oriental: o saquê!

Tudo sobre a tradicional bebida oriental: o saquê!

13 de agosto de 2019 Sem categoria 0

Esse fermentado de arroz japonês é uma bebida de sabor leve que pode ser misturada com diversas frutas ou combinações exóticas para coquetéis. O arroz por si só já tem um sabor mais leve portanto uma bebida fermentada feita a partir dele não é somente saborosa, pode realmente combinar com diversos ingredientes.

Uma combinação que não pode deixar de ser usada com comida japonesa

O povo brasileiro já está habituado ao Happy Hour regado a sushi com saquê. Em 30 minutos de mesa as preocupações do cotidiano e o estresse do trabalho são deixados de lado para dar lugar às conversas informais e às risadas à mesa.

As saqueritas combinadas com morango, maracujá, frutas vermelhas e outras delícias tropicais tornam o momento ainda mais agradável. O que não dizer então do sushi que acompanha perfeitamente a ocasião.

Uma coisa é certa, você encontrará especialistas de bar para vinhos e cervejas no Brasil, porém é mais raro conhecer pessoas que sabem distinguir as variedades de saquê disponíveis no mercado.

Saiba que no caso do universo do saquê há uma variedade de aromas, sabores e requintes que também fazem a diferença e pedem combinações específicas. O saquê também pode ser seco ou mais adocicado que terá sua variação de acordo com o processo de fermentação.

distribuidora de produtos orientais
Há dois grandes grupos em que os saquês podem ser divididos; futsu-shu e os especiais que são divididos em subcategorias também.

Os saquê e suas variedades

  • O saquê padrão ou futsu-shu que corresponde a 70% dos saquês produzidos no mundo da forma tradicional sem a adição de ingredientes especiais.
  • Os saquês especiais do tipo standard que podem conter no rótulo as palavras junmai ou honjozo. Eles passam por processos semelhantes ao dos saquês comuns mas o polimento do arroz é de mais de 30%.
  • Saquês do tipo ginjo com um polimento de 40% no arroz de matéria-prima. Tem a tendência de ter um sabor mais frutado.
  • Fermentado em temperaturas mais baixas há o daiginjo com polimento mínimo de 50% exigindo um trabalho mais cuidadoso com o arroz. Normalmente é feito de forma artesanal com um tempo de produção para fermentação que pode chegar a seis meses.

O polimento do arroz tem relação com o sabor

As leveduras escolhidas, além do tipo de fermentação será importante para a determinação do sabor e da qualidade. Até mesmo o tipo de água, de onde ela vier acabará diferenciando o toque final do saquê.

Servir o saquê num restaurante é um ato de gentileza

Apesar de no Brasil os restaurantes estarem servindo diversos tipos de saquê. De preferência em um masu que é aquela caixinha quadrada onde ele vem servido. Normalmente as misturas com frutas são servidas em outros tipos de copo, mas o propósito de derramar um pouco para fora do copo tem um símbolo.

Esse ato é tradicionalmente ligado à generosidade do dono do estabelecimento em relação ao cliente. Praticamente todo restaurante que sirva saquê em um masu tem essa tradição interessante.

A Yuchen disponibiliza o saquê Hakutsuru Sayuri

Esse tipo de saquê tem um sabor mais leve e adocicado por isso é conhecido como uma bebida feminina. Mas qualquer pessoa pode provar e apreciar, tendo uma leveza levemente cremosa. Uma bebida deliciosa que merece ser provada. Entre em contato com a Yuchen para saber mais sobre esse delicioso saquê.

saquê sayuri Yuchen
Prove essa bebida exótica e deliciosa criada especialmente para o público feminino.

Conclusão

Neste artigo vimos algumas informações essenciais sobre o saquê, uma bebida oriental feita de arroz muito tradicional. Você gostou deste artigo? Não se esqueça de deixar o seu like e compartilhar com todos os seus amigos nas redes sociais essas importantes informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *